mãe preta

eu chegava correndo da escola,
a mochila largada
no corredor
dificultando, não de propósito, a passagem dos próximos
que passassem, eu
tinha pressa, só pensava em contar pra dona
ruth
a piada que ouvi no intervalo, ri até a aula de matemática, só parei quando levei 1 bronca e senti
Medo: guardei o riso na palma da mão.
eu queria fazer
a dona ruth rir assim mas
sem o medo,
a risada dela tinha os dentes mais branquinhos e a pele preta, macia, a bunda
grande, a voz
bem doce. eu adulta
quero ser bonitametropolitan-diamond-moquette-hp-banner
igual ela faz.
dona ruth passava o dia
passando roupa, vapor no rosto, o braço firme.
minha mãe queria engomadíssimas as camisas, as
calças, quando sobrava vinco
a mãe ficava
Brava.
mandava passar de novo num grito como se calça importasse mais
que perna.
dona ruth tinha veia grossa atrás do joelho, o cabelo preso
a missa
da noite a coisa mais séria. ela falava pra minha mãe:
– a menina não vai fazer catecismo?
fiz
durou 2 anos
o padre apareceu 2 dias, queria mostrar pra ele que eu sabia tudo de missa.
beijei sua mão de joelhos e ele
deixou. contei pra dona ruth. ela disse que minha boca era santa, olhei no espelho e senti que sim.
eu pensava muito
na dona ruth no colégio, ia mal na prova porque não lia enunciado.
chegava da escola chamando:
-dona Ruth,
quer ouvir a piada do Joãozinho?
eu contava sempre a mesma e ela ria
todas as vezes,
também pra mim. nunca dissemos te amo mas sabíamos.
tinha dia que eu pegava no sono na cama da minha mãe que a tábua de passar roupa da dona ruth ficava no quarto.
antes de cair
totalmente no sono, quando eu estava muito mole e quase
lá, ouvia
a dona ruth cantar uma música da terra
pra mim.
eu lutava bruta pra não dormir, queria muito
ouvir a música até o fim mas
não tinha jeito,
a voz
dela
era 1 berço.

Deixe um comentário

